quarta-feira, 28 de julho de 2010

Meu desabafo:Trabalho Social, grande desafio,

OI gente!
Hj vou fazer um desabafo! Me desculpem, sei que aqui n é o melhor canal, não haverá eficácia, mas, gostaria que vocês, fiéis leitores, compartilhassem comigo o q tenho vivido na direção da ONG que está nas minhas mãos ( www.institutocivitasmg.org ).
Faz 6 meses aproximadamente que me ofereci como voluntária la na ONG, pra estabelecer um projeto chamado " Intercultural" que é uma escola de línguas ( inglês e espanhol) gratuita para a comunidade carente. Assim como os outros projetos que tem lá, consegui alguns colegas professores, e começamos bem precários. Daí a bem pouco tempo, devido a motivos pessoais a então diretora precisou deixar a direção da ONG, e eu fui votada. Mal sabia eu o tamanho do desafio que eu estva assumindo. A diretoria é formada por 6 pessoas, todas voluntárias, nessa ordem: Presidente, diretora,1° e 2° Secretários e 1° e 2° Tesoureiros. A nossa ONG, que começou como uma pequena e despretenciosa associação há 10 anos atrás, já tem alguns titulos, incluindo o de utilidade publica estadual, assistencia social e outros, e achei que isso era algo interessante pra ajudar no trabalho. Ao conhecer o caixa da ONG, quase tive um troço quando vi que nunca recebemos verba nenhuma nem de empresas, nem do governo pra exercer nenhum dos nossos projetos, a ONG sobrevive de doações minúsculas feitas pela comunidade em que estamos que já é carente. Apesar de termos 25 voluntários valiosíssimos, pessoas que acreditam no que fazem, e fazem com amor, temos gastos. Um aluguel de R$ 300,00, a somatória de água e luz mensal aproximada de 50 reais, e gastos com impressão que variam de 20 a 50 reais mensa is, isso são os normais de todo mês, fora quando aparece um recadastramento na receita, aí tem q pagar contador, qdo precisamos nos inscrever em algo do governo q precisamos de autenticar algo, coisas assim.
Bom, escrevi oficio , e fomos a umas 30 empresas e lojas, de todos os portes possiveis, e acreditem , ninguém quis ajudar a gente com valor mensal pra ajudar nessas dividas, ninguém , nem com 10 reais por mês. Deus tocou no coração de um homem que é dono de uma vidraçaria que pôs vidros gratuitamente pra nós nas janelas que faltava na casa, pois sem isso n poderíamos receber alguns computadores q foram doados por uma associação desativada, por que ate então n temos nenhum.
Sim, não temos computadores na ONG. Os que são usados la, são notebooks, como o meu e o do prof de informatica, q quando precisamos de algo la, levamos e imprimimos na lojinha q tem na frente.Parece inacreditável ne? Mas é verdade. A secretária de ação social ja n aguenta mais ver a gente, ja gastei litros e litros de combustivel ( sem poder) indo e vindo de um monte de lugar que não adiantou nada. Parece q conseguimos alguns materiais para as aluas de artesanato, mas,falta confirmação, por enquanto as pessoas que vão fazer as aulas de artesanato tem q levar todo o material, e isso me deixa mto triste, pq temos professoras que moram longe, gastam 8 reais de ônibus pra chegar la, e não podemos ajudar com nada.
Já encontrei com algumas pessoas que acham que todas as ONGs tem mto dinheiro e que a diretoria anda abonada, mas nessas andanças também descobri que como a gente, existem váaaarias outras instituições, que pagam pra trabalhar de graça, gente guerreira e idealista como a minha equipe.
Aquela possibilidade de oferecer dedução fiscal só é possivel pra entidades que tem titulo de utilidade publica FEDERAL, e eu pergunto, que diferença tem? A papelada pra conseguir os titulos são as mesmas nas três estâncias( municipal, estadual e federal) , e por que só quem tem titulo federal pode ser beneficiado? Acho isso uma baita injustiça.
Temos atendimento jurídico gratuito pra população carente, nenhuma outra ONG faz esse trabalho junto a defesa de direitos aqui na cidade, temos 5 advogados mto gente fina q atende pra gente, de graça 1 tarde por semana, e 3 deles são recém formados que tem um coração super disposto, mas que estão na luta, e como estamos longe gastam mto pra chegar la, e não podemos ceder os vales. Isso me dá uma tristeza mto gde.
Sabe , R$ 1.500,00 mensais dariam pra gente pagar tudo, e comprar as coisas que temos necessidade la, os vales transporte, agua mineral material de limpeza, e me pergunto, não seria tão bacana se as empresas e lojas tivessem consciência de como é importante o trabalho de ONGs , associações , fundações e etc... Acho que nas faculdades deveriam ter obrigatoriamente aulas de conscientização a respeito disso.
Eu sou uma professora publica, que ganha por 10 aulas apenas ( o cargo é 18), ai vc imagina. Temos 2 pessoas aque assumiram a conta de agua e a mensalidade do site, mês passado tivemos que tirar do nosso bolso pra pagar o aluguel, e tenho medo do futuro.
Mas não desisto , hj a tarde vamos pra la pintar, amanha o eletricista vai la ligar a fiação na parte da casa q n tem ( td doado), amanha tem reunião com uma empresária, e vamos ver no que dá.
Meu sonho? Empresarios e empresas socialmente conscientes, e que além de assumir a responsabilidade social, não trate quem faz disso seu ideal de vida como cachorro.
Pronto, falei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário