quarta-feira, 28 de julho de 2010

Meu desabafo:Trabalho Social, grande desafio,

OI gente!
Hj vou fazer um desabafo! Me desculpem, sei que aqui n é o melhor canal, não haverá eficácia, mas, gostaria que vocês, fiéis leitores, compartilhassem comigo o q tenho vivido na direção da ONG que está nas minhas mãos ( www.institutocivitasmg.org ).
Faz 6 meses aproximadamente que me ofereci como voluntária la na ONG, pra estabelecer um projeto chamado " Intercultural" que é uma escola de línguas ( inglês e espanhol) gratuita para a comunidade carente. Assim como os outros projetos que tem lá, consegui alguns colegas professores, e começamos bem precários. Daí a bem pouco tempo, devido a motivos pessoais a então diretora precisou deixar a direção da ONG, e eu fui votada. Mal sabia eu o tamanho do desafio que eu estva assumindo. A diretoria é formada por 6 pessoas, todas voluntárias, nessa ordem: Presidente, diretora,1° e 2° Secretários e 1° e 2° Tesoureiros. A nossa ONG, que começou como uma pequena e despretenciosa associação há 10 anos atrás, já tem alguns titulos, incluindo o de utilidade publica estadual, assistencia social e outros, e achei que isso era algo interessante pra ajudar no trabalho. Ao conhecer o caixa da ONG, quase tive um troço quando vi que nunca recebemos verba nenhuma nem de empresas, nem do governo pra exercer nenhum dos nossos projetos, a ONG sobrevive de doações minúsculas feitas pela comunidade em que estamos que já é carente. Apesar de termos 25 voluntários valiosíssimos, pessoas que acreditam no que fazem, e fazem com amor, temos gastos. Um aluguel de R$ 300,00, a somatória de água e luz mensal aproximada de 50 reais, e gastos com impressão que variam de 20 a 50 reais mensa is, isso são os normais de todo mês, fora quando aparece um recadastramento na receita, aí tem q pagar contador, qdo precisamos nos inscrever em algo do governo q precisamos de autenticar algo, coisas assim.
Bom, escrevi oficio , e fomos a umas 30 empresas e lojas, de todos os portes possiveis, e acreditem , ninguém quis ajudar a gente com valor mensal pra ajudar nessas dividas, ninguém , nem com 10 reais por mês. Deus tocou no coração de um homem que é dono de uma vidraçaria que pôs vidros gratuitamente pra nós nas janelas que faltava na casa, pois sem isso n poderíamos receber alguns computadores q foram doados por uma associação desativada, por que ate então n temos nenhum.
Sim, não temos computadores na ONG. Os que são usados la, são notebooks, como o meu e o do prof de informatica, q quando precisamos de algo la, levamos e imprimimos na lojinha q tem na frente.Parece inacreditável ne? Mas é verdade. A secretária de ação social ja n aguenta mais ver a gente, ja gastei litros e litros de combustivel ( sem poder) indo e vindo de um monte de lugar que não adiantou nada. Parece q conseguimos alguns materiais para as aluas de artesanato, mas,falta confirmação, por enquanto as pessoas que vão fazer as aulas de artesanato tem q levar todo o material, e isso me deixa mto triste, pq temos professoras que moram longe, gastam 8 reais de ônibus pra chegar la, e não podemos ajudar com nada.
Já encontrei com algumas pessoas que acham que todas as ONGs tem mto dinheiro e que a diretoria anda abonada, mas nessas andanças também descobri que como a gente, existem váaaarias outras instituições, que pagam pra trabalhar de graça, gente guerreira e idealista como a minha equipe.
Aquela possibilidade de oferecer dedução fiscal só é possivel pra entidades que tem titulo de utilidade publica FEDERAL, e eu pergunto, que diferença tem? A papelada pra conseguir os titulos são as mesmas nas três estâncias( municipal, estadual e federal) , e por que só quem tem titulo federal pode ser beneficiado? Acho isso uma baita injustiça.
Temos atendimento jurídico gratuito pra população carente, nenhuma outra ONG faz esse trabalho junto a defesa de direitos aqui na cidade, temos 5 advogados mto gente fina q atende pra gente, de graça 1 tarde por semana, e 3 deles são recém formados que tem um coração super disposto, mas que estão na luta, e como estamos longe gastam mto pra chegar la, e não podemos ceder os vales. Isso me dá uma tristeza mto gde.
Sabe , R$ 1.500,00 mensais dariam pra gente pagar tudo, e comprar as coisas que temos necessidade la, os vales transporte, agua mineral material de limpeza, e me pergunto, não seria tão bacana se as empresas e lojas tivessem consciência de como é importante o trabalho de ONGs , associações , fundações e etc... Acho que nas faculdades deveriam ter obrigatoriamente aulas de conscientização a respeito disso.
Eu sou uma professora publica, que ganha por 10 aulas apenas ( o cargo é 18), ai vc imagina. Temos 2 pessoas aque assumiram a conta de agua e a mensalidade do site, mês passado tivemos que tirar do nosso bolso pra pagar o aluguel, e tenho medo do futuro.
Mas não desisto , hj a tarde vamos pra la pintar, amanha o eletricista vai la ligar a fiação na parte da casa q n tem ( td doado), amanha tem reunião com uma empresária, e vamos ver no que dá.
Meu sonho? Empresarios e empresas socialmente conscientes, e que além de assumir a responsabilidade social, não trate quem faz disso seu ideal de vida como cachorro.
Pronto, falei.


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dia do Amigo.

Muitas pessoas nesse dia, talvez pensariam a quem homenagear.
A bíblia diz assim : " Não há amor maior do que aquele que dá a vida pelo seu amigo!" Dar a vida, no sentido literal da palavra, só 1 deu, Jesus. Então, não existe amigo como Ele,FATO.
Eu tenho tido a oportunidade de reanalisar meus valores com meus amigos,e com pessoas que eu considero amigas. Alguns, eu confesso que errei e me precipitei em chamar de amigo, e outros, demorei demais a reconhecer, alguns demorei tanto q n tive tempo de fazê-lo.
Amizade é algo tão interessante, que não se consegue definir. Fiz uma pequena enquete em alguns meios, e ninguem definiu. Alguns sugeriram a forma como a amizade se manifesta, mas definir não definiu, na minha tentativa de definição de amizade eu diria : " Amizade é o relacionamento de pessoas que tem afinidade , cumplicidade entre si, e que tem prazer de estar juntas". Chega perto, mas ainda assim falta algo.
Eu agradeço a Deus, que tem me mostrado de fato o que é ter um amigo, e que tem me mostrado os amigos que eu tenho, e nesse dia do amigo, cita-los é inevitável. Jesus, aquele que sempre está comigo. Meus queridos amigos Pastores, Pastora Eliana, Pastor Fabricio que tem sido um grande apoio pra mim, minhas irmãs Marcia e Francine, que tem me ajudado a sobreviver, Gu, q é o irmão q eu n tive, Aos distantes mais presentes que eu tenho Pedro e Mick , acreditem, n tem ninguem com quem eu converse mais durante o dia do que com eles, e eles tem sido muito bons amigos,A Vanessa e a Flávia Alcantâra , que Deus me presenteou de uma forma tão especial, aos meus colegas de trabalho que apesar de não conversamos muito, no que precisamos estamos sempre ali , Obrigada por nossa convivencia tão saudavel e harmoniosa, e por fim, agradeço a Deus por me abrir os olhos quando eu penso que alguem é meu amigo, e estou errada.
Aos meus amigos, nesse dia, muito obrigada pela amizade de vocês. Um beijo no coração.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Desafios, desafios,e mais desafios

Oi gente!
Sempre vi, e achava super,mega interessante o trabalho de ONGs, ainda que eu n entedia direito como q isso funcionava na prática, e acredito que a grande maioria n entende também.
Há um tempo atrás, eu fui despertada pela possibilidade de abrir uma, e gostei da idéia, ai, no meio do caminho, fui convidada pra integrar uma ja em andamento,e olha , que surpresa boa!
Uma entidade que já funciona há 10 anos, que ja tem titulo de Utilidade publica estadual e mtos blablabla necessário, uma equipe de voluntários muito disposta, coisa de fato linda, mas, infelizmente não temos cooperadores financeiros para subsistir... e isso tem me assustado.
Temos encontrado pessoas que doam objetos, tempo, e mtas coisas, mas, a gente precisa pagar aluguel, e eu vou te falar, sinceramente, aluguel é um tormento. Mas, a gente faz um bazar, algo vende docinho, e vamo indo...
O recompensador, é ver pessoas aprendendo, pessoas mudando de vida, pessoas vivendo com mais alegria, e que estamos sendo instrumentos disso, é muito gratificante.
Talves você que esteja lendo imagine que esse tipo de entidade assistencial recebe verbas, e bla bla bla, o unico tipo de "verba" que pode existir legalmente, é aquela com dedução de imposto de renda, mas pra isso a entidade tem que ser de utilidade publica federal, e isso demora, complicado viu.
Dirijo um projeto inédito la, e tem sido muito interessante, por que é uma escola de línguas pra pessoas carentes, e é muito gratificante. Mas, o que eu quero dizer nesse texto, que até para ajudar a gente encontra dificuldades. E n são poucas.
Mas, eu sou brasileira e n desisto nunca.

Bjs

domingo, 11 de julho de 2010

"Santos Absurdos"... Lutero, Lutero, se vc soubesse...

De boa... Sinceramente ...
Eu ouço há tempos histórias enojadoras de pregadores e cantores gospel que cobram verdadeiros absurdos pra irem na igreja. Sabe... Tem hora q a gente perde o senso . Digo a gente, pq se tem uns mercenários que cobram absurdos, é pq tem quem paga.
Na minha igreja tem evento que traz gente de fora pra pregar e cantar, todo mundo crente q diz q vive da obra, pra obra e pra glória de Deus, mas, a parte do texto que Jesus diz: de graça recebei de graça dai, fica esquecida.
Eu pensei, que vender os cds e pedir uma oferta ( ainda que disfarçada de cachê) já seria o suficiente. Mas, o que tem acontecido, são cantores de musicas cristãs, que cobram cachês semelhantes aos dos cantores seculares, porém, que querem ser valorizados diferentes.
Pára, pára...
Não consigo entender isso...
Deus dá o dom de graça, Deus dá a graça de as pessoas serem abençoadas pelo ministério da pessoa, e comprar cds e bla bla bla, e como se n bastasse isso ainda cobra ( como por exemplo uma famosíssima q fiquei sabendo ) 12 mil pra cantar com play-back , e mais tudo pago ( hospedagem e passagens)?
Cara, pq será que Jesus não vai a alguns eventos em que essas pessoas cantam? Quer saber? Eu sei: Por que Jesus não cobra pra fazer nada pra gente, nunca cobrou, e em evento mercenário Ele não vai. E enquanto os famosos estão nos palcos, altares, se achando os pop do momento, Ele está nas esquinas , através daqueles irmãos que mal sabem falar muitas vezes alcançando DE GRAÇA aquela prostitua que não vai no evento de crentes, o mendigo q n tem condições de pagar, o desesperado que perdeu a fé ou o drogado que não tem forças pra largar sozinho o vicio. E sabe quanto Ele cobra pra fazer isso, nada! E por que, Pelamor de Deus, mtos famosos aí cobram por orações em que o que será feito, será feito por Jesus que não cobra nada? Cara... q absurdo!
Ainda bem que Lutero não ta vendo isso aqui, ainda bem... Senão, acho q ele fazer que nem Santos Dumont , por ver o fruto de sua árdua conquista virar comércio de novo.
Eu peço a Deus, por misericórdia, se um dia eu for cobrar um absurdo pra falar das coisas que Ele faz, pq isso é o categórico pedir esmolas com o chapéu dos outros, que Ele não deixe, não quero me contaminar com dinheiro e com fama. E nem vem com esse papo que as coisas aqui na terra custam dinheiro pq todo mundo sabe fazer conta, e 12 mil 5x por semana é dinheiro demais pra quem quer viver de OFERTA, e viver da obra, pára, pelamor de Deus, pára. Quando você chegar no céu, os recibos das igrejas que você foi cantar não vai valer nada, para... Sejam como Jesus, e seus primeiros discipulos, larguem tudo, e simplesmente sigam-no. È isso q tenho tentado fazer a cada dia, eu, não pago absurdo pra ver cantor gospel em lugar nenhum, nem cantor, nem pregador, nem nada disso. Não contribuo com esses mercenários, ao invés disso , prefiro ouvir missionários, que tem suas missões por uma grande obra e n tem tempo de parar pra pensar na riqueza que eles poderiam ter, mas ao invés disso, vivem da graça, pela graça , de graça e alcançam graça. Pronto falei, quem quiser ficar emburradinho, fala c Jesus.

Ps- Sei que tem mta gente séria, que não pede absurdo e que eu apoio, to falando mesmo pros artistas gospel sem escrupulos.
Justificar

terça-feira, 6 de julho de 2010

O homem é aquilo que ele pensa ser...

Livros de auto ajuda e similares tem bombado no mundo inteiro. Na verdade isso reflete que as pessoas tem se desvalorizado mais nos últimos tempos, e isso é muito ruim.
Não há problema em ter um emprego que , aos olhos dos outros vale menos, o segredo está, em achar que ainda que o seu oficio não seja visto como o mais importante, nele você tem um diferencial.
Quando escolhi fazer a faculdade de Letras ( justamente por causa do longo curso de inglês) , muitas pessoas me disseram o jargão setelagoano mais famoso do século : "Professor aqui em Sete Lagoas, é só sacudir qualquer árvore que cai cinco" , eu me senti um lixo. Mas daí eu me lembrei dos professores que deram aula pra mim, e lembrei que tinham uns muito frustrados, e outros, que marcaram pelo prazer de ensinar. Resolvi encarar, de fato pensando que poderia ter um diferencial.
Comecei a trabalhar no segundo ano da faculdade empolgadíssima, dando aulas de português.
Sinceramente, fiquei muito , mas muito mesmo apaixonada por ensinar. Aquela sala, chei de olhos grudados em mim, por vezes me fez chorar , por dentro e por fora, por que eu pensava : " meu Deus, eles estão prestando atenção no que eu estou falando!". De fato é muita responsabilidade.
Depois de 4 anos ensinando apenas português, surgiu uma oportunidade de mudar de matéria, e decidi que eu queria ensinar inglês, justamente por que , (até hoje penso assim) , parte dos professores de inglês da rede pública não sabem inglês.
Como isso pode acontecer? Funciona mais ou menos assim:
- Existem poucos professores de inglês que gostam do que fazem
- Esses poucos conseguem despertar o gosto pela língua em um número pequeno de alunos
- Alguns alunos tem condição de estudar inglês numa escola de línguas .
- Esses alunos que estudam em escola de línguas e gostam , descobrem quanto ganha um professor da rede pública e vê que se ele for trabalhar na rede pública não compensa o investimento que ele fez, e devido a isso vai trabalhar na rede privada
- Não há professores qualificados para atender a toda demanda da rede pública, e sobram vagas pra pessoas habilitadas em Letras, mas que não sabem ou não gostam de inglês ....
E o que acontece?
Alunos odiando inglês, e aprendendo menos ainda.
Escola pública vicia = FATO. Sendo assim, queria pelo menos ensinar com prazer, eu gosto das duas línguas, e consegui fazer boas pontes entre as duas, tá valendo.
Passei em 1° lugar num concurso pra dar aulas de inglês e literatura em escolas municipais, isso era muito bom pro tipo de trabalho que eu gosto de fazer, e na outra, efetivada apenas em inglês.
Tenho tido bons testemunhos dos meus ex - alunos, e sinto prazer em ver que as coisas simples que eu fazia na sala, despertou o interesse em alguns, to dentro da parcela * exceção* daquela listinha ali em cima, aqueles que gostam de dar aula de inglês, e sonham em ser valorizados pelo governo juntamente com os outros conteúdos.
Sou mais uma na multidão? Sim. Mas, faço a minha diferença do meu jeito. Pra mim, que sei o esforço que eu faço pra dar uma aula, o que eu faço é novo, empolgante! Se para os demais não é paciencia, e digo , é verdade : O homem é aquilo que ele pensa ser. E quer saber? Eu sou a melhor professora de línguas de toda a rede pública. Eu arraso! Assista a uma aula minha e prove o contrário. =]

segunda-feira, 5 de julho de 2010

I dreamed a dream !

Adoro essa frase, dessa música que ficou tão marcada na voz inconfundível de Susan Boyle "And still I dreamed he'd come to me" .
Sonhos são situações que não existem e que nos impulsionam a caminhar na vida até que o próximo dia mostre que é possível que ele aconteça , e enquanto essa fagulha não acende, não se desiste.
A vida fica muito mais gostosa, e empolgante quando se sonha, sonhe, não custa e te torna mais poético e romântico .
Já percebeu que todas as pessoas quando falam de seus sonhos ( ainda que vingativos, hehhe) tem um brilho diferente nos olhos? Parece que quando se começa a falar, a pessoa já começa a ver como se já existisse, acho que é a forma mais natural de oração , por que é um desejo genuino de algo que se acredita que melhorará a sua vida.
Eu sonhei muitas coisas, algumas ja se realizaram, e outras, ainda não, e é isso que me acreditar que tudo pode se cumprir, o fato de uns ja terem acontecido , principalmente quando eu achava que não tinha mais jeito.
Eu tenho um amigo, bem próximo que um dos prazeres dele é realizar sonhos, o nome dele é Jesus , se você tem visto os seus sonhos irem por água abaixo, te encorajo a conhecê-lo , acredito que alguma coisa vai mudar.
Um beijo!

domingo, 4 de julho de 2010

Dia Patriótico nos EUA - =]

Em falar em patriotismo, não podemos esquecer que hoje é 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos. Sei que muita gente não gosta de muitas coisas nesse país que eu sonho em ir lá, mas, perfeito só Deus né gente?
Temos que reconhecer que os Estados Unidos fazem um ótimo papel de País de primeiro mundo, compartilhando com a gente praticamente tudo o que diz a respeito de cultura, muita coisa de esportes, tudo da língua, boa parcela da cultura/ costumes ... e são coisas muito boas. De repente, o que te faz não gostar de lá, é que você não nasceu lá, heheh, confessa aí vai.
Eu sou brasileira com muito orgulho e com muito amor, mas, amo muitos outros países, e hoje de forma especial aos Estados Unidos da américa , e à sua bandeira que é linda, ( e que tenho uma enorme aqui nomeu quarto que ganhei de um amigo que foi lá ), gostaria de colocar aqui, algo que vira e mexe , quando me dá uma saudade de tudo o que eu ainda não vi recito , lá vai:

"I pledge allegiance to the flag of the United States of America, and to the Republic for which it stands: one Nation under God, indivisible, With Liberty and Justice for all."

Num gostou? Bom.. paciencia!
Beijos.
In God we trust.

Nem Creio que não foi dessa vez... Ah nem...

Puxa vida hein pessoal?
Todo Brasil parando pra ver os jogos, e parece que morremos na praia.
A confiança de que o Hexa era agora era tanta, que como vocês viram no post abaixo,
me impressionei com a mobilização nacional. Impressionate.
è muito importante ressaltar que a derrota de lavada da Argentina deu uma aliviada,
mas , seria muito mais gostoso, se quem desse a lavada fosse a gente...
Fica pra próxima...
Engraçado, os problemas continuam... O nosso trabalho continua ... Tá tudo "igualzim" num tá?
Hehehe, a verdade é que a Copa, mostra o mais genuino espírito patriota brasileiro, nem em 7 de setembro existe tanta mobilização... Adorei, sejamos autênticos...
Olha... Valeu cada torcida, valeu tudo ... Nada de colocar a culpa em 1 ou em 2, afinal , a culpa também foi minha que não acreditava tanto assim... é confessei.
Na próxima , quem sabe se eu acreditar mais acontece, pensou o mesmo que eu né? Heheh, blz... Você fez a sua parte se rendendo ao capricho do seu chefe que te ordenou que fechasse o departamento mais cedo, tá valendo!
2014 tá aí... guarde a sua camisa!