sábado, 23 de maio de 2009

Tradição, até onde isso é de Deus? (Maldições do catolicismo romano)


A grande maioria dos brasileiros é advinda de família que nasceu no catolicismo, ainda que seja chamado do catolicismo não praticante, mas nasceu, e tem por tradição desde o batismo até ao casamento e a encomenda do corpo da forma católica de ser. Acompanham todas as festas do calendário e fazem tudo nos chamados " conformes" , mas ai, a pessoa se converte, e confunde as coisas, e nesse estudo tentamos organizar algumas idéias.
As tradições são parte da cultura do povo. Desde os remotos hebreus se tem historia de festas que marcavam a historia do povo, e nisso não há problema nenhum. Os Judeus tem suas festas que marcam a ação de Deus ao longo do tempo na descendencia judaica inteira, e nisso, o nome de Deus é louvado, a memória do povo lembrada e a festa se faz.
No entanto na nossa realidade, a tradição por poucas vezes retrata nossa história e tão pouco louva a Deus, ou, quando louva , acaba deturpando. Vejamos algumas:
Natal: Primeiro, Deus , através da palavra nos disse que deveriamos celebrar a Morte do Senhor, essa é a nossa alegria, o fato de Ele ter morrido por nós. Daí, se marca uma data imprecisa do nascimento de Jesus, e junta-se com a mania pagã-comercial de dar presentes e vira o nosso natal atual. A melhor parte disso são as reuniões de familia que por vezes acontecem nessa época devido as ferias nesse tempo. Houve ai uma desobêdiencia no festejar o que não deveria, sendo antecipadamente avisado pelo Senhor, e ainda mais, tendo marcado uma data ficticia o último a ser lembrado é Ele. Interessante que na palavra não aparece NENHUMA vez em que o aniversário do Senhor tenha sido festejado ou a sua data natalicia citada ou lembrada pelos seus seguidores.
Páscoa: A verdadeira páscoa quem viveu foi os Judeus. Nós vivemos a segunda e última páscoa. Deveriamos comer cordeiro assado ou de chocolate e celebrar a morte do Senhor e sua ressurreição, entao do nada, aparece um coelho que põe ovos e rouba o sentido da festa/cultura/tradição mais importante que o cristianismo deveria celebrar. E como se não bastasse isso, ainda tem cristao convertido ao verdadeiro evangelho que acha que na sexta feira da paixão nao pode comer carne, como aquelas pessoas que guardam 40 dias de penitência e no sabado de Aleluia se acabam no primeiro baile open bar que aparece. Celebrar a morte do Senhor até que Ele venha, foi o que nós recebemos por ordenança.
Corpus Christi,finados e outros similares dedicados a pessoas que sequer conhecemos ou aparece na palavra, são feriados totalmente fora da palavra. De onde se viu comemorar o dia dos mortos? Poderiam eles participar de alguma festa conosco?O culto aos mortos é condenado pelo Senhor desde a antiguidade, assim como culto a qualquer outro tipo de Deus ou divindade que não seja Pai,Filho e Espirito Santo, e tem gente que guarda as antigas tradiçoes,por que faz parte da cultura nacional/mundial.( lembrando que aqui nem comentei sobre as questões sincretistas)
Algumas crendices acabam vindo conosco quando nos convertemos, porém, precisamos orar diariamente Hb 9:14 " O sangue de Jesus, lava a nossa consciencia de td obre morta para servirmos ao Deus vivo", e deixemos, que de fato momentos que fazem diferença na nossa vida e na nossa historia sejam celebrados por que Deus fez a diferença neles. Amém

Um comentário: