segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jonas, o homem que viajou de "grande peixe"



O grupo de estudo biblico se reuniu pra conhecer mais a fundo o livro de Jonas.
Interessante é que , algumas pessoas pensam que é um história de pescador , algo como um conto da carochinha, pois, não é possivel tal coisa, mas, quem pode explicar como Deus age?
Aquele homem recebeu um chamado/envio especifico de Deus. Ao contrario do que Deus fez com vários profetas falando por parábolas, com Ele Deus foi claro e objetivo: Ir para Nínive.
Diante da crueldade do povo que havia em Nínive, o moço se esquivou, ou pelo menos tentou se esquivar, pagou o preço da passagem e foi. No caminho Deus interceptou a viagem dele. O vento quase virou o barco e ele dormia.
Aquele homem, levantado pra ser profeta de Deus, estava tão fora da visão de Deus, que ainda que a tempestade quase virasse o barco, ele conseguiu dormir tão pesado era o sono causado pela displicência dele. Todos os outros clamavam aos seus deuses e ele foi incapaz de clamar pelo Deus verdadeiro, quem sabe assim, até mostrando que não há outro Deus.
O profeta deve e sempre será usado por Deus onde quer que ele esteja. Independente do publico ou do lugar, profetas são levantados pra serem usador por Deus. Jamais uma situação daquela iria acabar sem aqueles passageiros conhecerem o Deus todo poderoso.
Ele mesmo reconheceu que era por sua causa a tempestade, e ele mesmo deu a solução.
Muitos pensam que quando Jonas foi lançado ao Mar, ja havia um grande peixe la com a boca aberta esperando ele cair, mas , segundo a biblia não foi isso q aconteceu. Na sua oração ele relata que sentiu as ondas passarem por sua cabeça, que ele sentiu estar afundando, as algas enrolando em sua cabeça... isso significa que houve um período de grande sofrimento até o transporte inusitado chegar.
Eu não acredito que tenha sido uma Baleia, por que Baleia não é peixe, se Deus quisesse não poderia ele criar um peixe so pra essa finalidade?
Dentro do peixe ele orou, era a propria manifestação da misericórdia de Deus para ele.
Ao contrario do que mtos pensam, ele não foi cuspido em Ninive, a Biblia relata que ele ainda teve que andar 3 dias até chegar lá, pois Ninive não é cidade Beira-mar.
Ao chegar lá, Deus se manifestou através de Jonas, e as pessoas se arrependeram e a misericórdia de Deus os alcançou.
Muitos questionam a palavrar "arrependeu-se" que aparece nesse livro, dizendo que Deus se arrependeu do que faria àquele povo, ja que Deus não se arrepende do que faz, como poderia ser isso possivel? Isso dai é questão de TRADUÇÃO. O mais adequado ali, é que Deus se compadeceu, que Ele teve misericórdia. Tudo o que Deus faz é perfeito e sábio, de fato, Ele, Jamais se arrepende, por que Ele não erra nas suas ações.
Só que Jonas, não tinha por si só um coração que queria ver o perdão daquele povo, e ficou magoadinho, e questinou se Deus não poderia ter feito isso sem ele ir lá...
Muitas vezes fazemos isso, e esquecemos que Deus fez o homem para se relacionar com Ele. Mais uma vez Deus mostrou sua misericórdia a Jonas fazendo nascer uma palnta que fez sombra enquanto ele dormia, e através dela, Deus mostrou pra ele, que tudo o que é criação Dele, é digno de misericórdia se há arrependimento, afinal, Ele é nosso Pai e nos ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário