segunda-feira, 27 de julho de 2009

Coisas q aborrecem ao Senhor

Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.
Pv 6: 16-18

Minha meditação do dia é neste texto bem conhecido, mas pouco levado à sério. Hoje em dia as pessoas em geral se preocupam pouco com o que Deus quer, e sequer se perguntam sobre o que poderia incomodar a Deus. Não é mais para elas um fardo fazerem aquilo que aborrece a Deus, e nem imaginam que existam coisas assim. No entanto o texto mostra que tem coisas que aborrecem a Deus e uma outra que ele abomina. Afinal, num mundo de "paz e amor", permissivo, não cabe a existência de um Deus exigente.
Quer aborrecer a Deus? Eis o caminho. Faça o que o texto diz para não fazer e estarás aborrecendo, chateando, incomodando ao Senhor do universo. Quer piorar a situação? Faça a última delas: semear contendas entre irmãos.

A primeira coisa notável é que Deus se aborrece, se incomoda. Deus não é um ser imparcial, sem emoções. Deus sente aborrecimento, incômodo, mas também sente amor e compaixão. Ele é um ser pessoal e que mantém com suas criaturas uma comunhão pessoal.

A lista de coisas que O aborrecem parece ser uma lista de coisas que as pessoas em geral não ligam ou até consideram coisas boas. Olhos altivos é considerado como bom porque mostra que é um cara que "acredita em si mesmo" e "tem uma personalidade forte". Ser humilde não é uma coisa boa, definitivamente, aos olhos das pessoas. Em geral elas o vêem como fracas ou sem expressão.

Mentir parece ser a tônica da sociedade atual. As pessoas mentem quase sempre, e é até bonito, porque mostra que a pessoa é esperta, não é tola de falar a verdade... Esquecem que o pai da mentira é o diabo e que mentira, por menor que seja, sempre mancha, sempre suja.

Derramar o sangue inocente, felizmente, ainda é uma coisa que incomoda a muitos e por isso a lei pune a esses que matam.

Mas o que dizer do coração que trama projetos iníquos? Muitos acham que isso é legal, passar a perna no outro, roubar, enganar o chefe, enganar a esposa, enganar, enganar...mas o coração está cheio de iniquidade e de pestilencia. O Senhor chamava alguns dos fariseus de "sepulcros caiados" (branco por fora e podre por dentro).

Vejam os pés dos que se apressam para o mal. Vêem em cada oportunidade uma boa oportunidade para fazer o mal e não o bem, como o Senhor quer. Correm na direção do mal, em busca do mal, quer interior, quer exterior.

A testemunha falsa, que por dinheiro ou posição ou cobiça testemunha contra outro falsamente. Sem dó nem piedade mente e prejudica outra pessoa.

E por último temos aquele que semeia contenda entre irmãos. A palavra contenda se refere a brigas, disputas, combate ou peleja. Semear é algo pequeno, parece inóquo, mas que produz algo geralmente maior do que a semente. Ninguém semeia uma árvore. Não podemos deixar de avaliar, de analisar e nesse sentido usamos de julgamento, mas longe de nós fazermos qualquer intriga, briga ou contenda entre pessoas cristãs, salvas pelo Senhor. Isso o Senhor ABOMINA.

Lembremo-nos disso constantemente, para que não aborreçamos ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário