terça-feira, 5 de outubro de 2010

Só Deus sonda as intenções do coração!

Esses dias , no meu devocional, o Senhor me levou num texto que eu ja tinha lido um milhão de vezes, na história de Caim e Abel.
E depois de ler, eu me perguntei : o que levou Caim a matar Abel? O que muitos dizem, (e provavelmente eu mesma ja disse isso ), é que foi por inveja de sua oferta, e justamente nesse momento comecei a pensar algo que ainda n tinha vindo à minha mente, e que vou tentar transmitir a vocês.
Abel ofereceu oferta ao Senhor e o Senhor se agradou da oferta de Abel, mas da de Caim não.
Interessante que Caim ofertou primeiro, e Abel depois. fazer uma compração entre o fruto da terra e as ovelhas ofertadas por eles, parece quase óbvio... mas o que me chamou a atenção foi a seguinte pergunta: o que levou Caim a matar Abel?
Partamos de um principio: quem era Deus pra Caim e para Abel? Caim era o irmão mais velho, e provavelmente, durante um certo tempo ficou sendo o "queridinho" por ser o único filho homem, e devido a isso, devia ter uma boa relação com seu pai que lhe contou quem era Deus.
A Biblia não relata nada acontecido entre Deus e Caim , mas ele ofereceu ao Senhor uma oferta do fruto da terra ( interessante que o primeiro filho cuidou da terra e o segundo cuidou das ovelhas , mas como isso parece óbvio tb, prossigo). A Bíblia não diz de Adão até Caim nenhuma manifestação de Deus em receber ofertas, e talvez por isso Caim não soubesse o que esperar de Deus após ofertar.
Abel então ofertou das ovelhas. E a palavra disse que o Senhor atentou para Abel e para a sua oferta. Não é descrito como o Senhor se manifestou a isso, mas o que ocorreu é que Deus viu ira no coração de Caim depois que ele aceitou a oferta de Abel, e disse: "Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." Mtas pessoas entendem Deus dizendo :" se fizeeres o bem" , mas Deus n disse isso, e creio que ele se referia à forma que Caim entregou sua oferta, mais especificamente sobre a intenção do coração. Talvez Abel até tenha oferecido oferta baseado no exemplo do irmão mais velho em faze-lo, mas o coração dele não tinha a intenção que Deus queria que tivesse, e aí, vendo Caim que Deus atentou para a oferta do irmão, eu penso que ele sentiu um ciuminho quase infantil , e queria, por que queria que Deus, o Deus que ele tinha ouvido seu pai falar , ser com ele assim como era com seu pai Adão. Só que , o relacionamento que era queria ter com Deus começou com a intenção errada, e isso não agradou o Senhor.
A vontade de que Deus atentasse pra ele era mto grande, e talvez por , num momento de desespero,rodeado por um complexo de inferioridade, ele tenha pensado que a única forma de Deus atentar para a oferta dele fosse eliminando seu único concorrente.
Nós fazemos assim mtas vezes, queremos tanto Deus que fazemos qualquer coisa para tê-lo, e esquecemos que nessa busca insana podemos matar um irmão nosso, na busca do melhor que o relacionamento com Deus pode nos dar.
Pensando assim, minha ótica de Caim mudou, fiquei com pena dele, e vi q mtas vezes me sinto assim, entendi melhor o ato de misericórdia de Deus para com ele , e fiquei grata de ver que pra mim, deve ter conserto.
A minha palavra não é a vdd, mas esse devocional me fez pensar mto, espero que te edifique.

2 comentários:

  1. é bom atentarmos que este texto oferece muitas interpretações pq não está tudo escrito! Creio que Caim e Abel tiveram algum ensinamento sobre ofertas ao Senhor, o que os levou a fazê-los. Portanto temos que meditar na hipótese de Abel ser um construtor de barcos, será que ele teria oferecido ao Senhor um cordeiro, ou um barco?

    ResponderExcluir
  2. O senhor me levou essa madrugada ao mesmo pensamento, e a palavra que a missionaria utilizou "Nós fazemos assim mtas vezes, queremos tanto Deus que fazemos qualquer coisa para tê-lo, e esquecemos que nessa busca insana podemos matar um irmão nosso, na busca do melhor que o relacionamento com Deus pode nos dar" so completou o que Deus quiz me ensinar que Deus continue abençoando a irmã

    ResponderExcluir