terça-feira, 31 de março de 2009

Amigos e Amizades...

*Freund ( Alemão )
*ven (dinamarquês)
*Kamarát (eslovaco)
*Ami (francês)
*Φίλος (grego)
*Arkadaş (turco)
*Znajomy (polonês)
*Amico (Italiano)
*Vriend (holandês)
*صديق(árabe)
*友人 ( Japonês)

Eis acima algumas formas de se dizer a palavra AMIGO pelo mundo afora... Friends, Amigos e por ai vai... Como poderiamos descrever o relacionamento chamado AMIZADE segundo o que sentimos? : "Amizade é um relacionamento de cumplicidade", " Amigo, é alguem com quem se pode pensar em voz alta", "Amigo é aquele que vale muito mais do que um parente, pois ele te aceita como você é por escolha e não pela falta dela","Segundo o meu ponto de vista, a amizade é uma relação que se estabelece com as pessoas que, no nosso quotidiano se encontram mais próximas de nós, ou melhor, pessoas, normalmente com a mesma idade que nós com quem estabelecemos contatos mais diretos, impessoais e afetivos","Os amigos são aquelas pessoas pelas quais sentimos um grande carinho, aqueles a quem confiamos plenamente os nossos segredos mais íntimos e profundos, e a quem recorremos nos bons, mas também nos momentos maus da nossa vida, quando necessitamos de um ombro amigo onde chorar e desabafar os nossos problemas"
ja vi inúmeras definições pessoais a respeito disso, e ainda, o dicionario traz:"favorável;
partidário;

aliado;

afeiçoado;

que tem amizade."
Além disso, A Biblia nos diz da amizade de Davi e Jônatas , e também diz que há amigos mais chegados que irmãos...
E pra quem lê isso com inocência, as vezes deixa-se levar pela idéia de que é um relacionamento perfeito... Que a confiança é completa, que a cumplicidade é real e que a fidelidade ultrapassa o limite da palavra... e quem de nós, queridos leitores, nunca foi, digamos " surpreendido" por um amigo que fugia a essas regras? Um amigo que frustrou a sua expectativa...
Creio que eu não sou a única privilegiada... A propria biblia mostra uma declaração fina do salmista: " Até o meu amigo ìntimo, em quem eu confiava,que comia do meu pão,levantou contra mim o calcanhar." Jesus, também, passou por situação semelhante a do salmista, e nós... digo, eu, também tenho esse "privilegio"...
Impressionantemente , as vezes me deparo com pessoas que , assim como eu, confessam descobrir que tem o "dom" de atrair para seu circulo de amizades, pessoas que "exercitam a arte de surpreender"... e sempre alguem sai ferido, e alguem nem percebe que feriu... e sempre, dentro de AMIZADES...
Por que será que isso acontece?
Sim, pessoas diferentes, costumes diferentes, principios diferentes, etc etc tc...mas , nao estamos falando do nosso AMIGO? Aquela pessoa com quem voce teve tanta afinidade que voce pensou com ele em voz alta e ele saiu contando seus pensamentos por ai... ou, frustrou suas expectativas em alguma escolha, ou, para aquele evento tão importante, deu um convite pra fulano e voce, que esta sempre com ele, ficou de fora...
E o pior disso tudo, quem sofre em relações assim, acaba achando que a melhor saída é não ter amigos mais...
Ja pensei nisso tudo e mais um pouco...
Definir amizade e seu objetivo de forma definitiva e totalmente correta aqui não é meu alvo, mas, sei que é preciso nos relacionar, saindo feridos ou não, e aprender...sempre aprender...
Jesus, é o único Amigo que tenho, em quem não acho defeitos ( creio que Ele não possa dizer o mesmo de mim), mas, não abro mão de me permitir chorar e rir um pouco, ganhar e perder um pouco, e até me deixar sofrer um pouco se isso for me fazer uma pessoa melhor, baseada nas experiências que tenho com meus Amigos.
Agradeço a quem me suporta...




Um comentário: